O Currículo e a Educação Física do Ensino Médio Caxiense: Um Estudo de Caso

Por: Fábio Soares da Costa, Janete de Páscoa Rodrigues e José Carlos de Sousa.

V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa propõe analisar as orientações, diretrizes e referenciais curriculares relacionados ao ensino da disciplina Educação Física nas escolas públicas de Ensino Médio do Estado do Maranhão. O estudo procura apresentar um percurso histórico sobre a metodologia do ensino da educação física escolar e, também, como as orientações pedagógicas relacionadas ao currículo escolar contemplam as abordagens crítico superadora e crítico emancipadora. A investigação configura-se como um estudo de caso, especificamente, o Encontro Pedagógico do Centro de Ensino Inácio Passarinho da cidade Caxias - MA, ocorrido entre os dias 27 e 28 de fevereiro de 2014, em que foi possível entender que o imbricamento entre a elaboração, a execução e a avaliação do currículo ainda demanda reflexões que se relacionem a um fazer pedagógico mais orientado à realidade social, cultural e política do Estado do Maranhão.


 

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/5sudeste/lavras/paper/view/6247

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.