O Curso de Bacharelado em Educação Física no Município do Rio de Janeiro Segundo a Perspectiva de Coordenadores, Professores e Alunos Concluintes

Por: Marcelo Gomes da Costa.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Considerando o constante questionamento e reflexão desenvolvidos acerca da formação profissional em Educação Física, principalmente após a Resolução 03/87, que não apenas reformulou a supracitada formação mas também desencadeou o processo de Regulamentação da Profissão de Educação Física, o presente estudo teve o objetivo de analisar a formação profissional do Bacharelado emEducação Física, segundo a percepção dos atores sociais maisdiretamente envolvidos noprocesso. Apesquisa inserese no âmbito de estudos que, atualmente procuram focalizar questões de natureza curricular, procurando contribuir com a melhoria qualitativa da formação profissional universitária. Do ponto devista metodológico, tomaram se como sujeitos estudantes concluintes, professores e coordenadores de cursos de Bacharelado em Educação Física de duas universidades situadas no Rio de Janeiro, sendo uma da rede pública e outra da rede particular. A coleta de dados envolveu realização de entrevistas e aplicação de questionários. Os dados quantitativos foram tratados através de procedimentos estatísticos descritivos e inferenciais, e os dados qualitativos serviram como complemento das evidências obtidas através dos procedimentos quantitativos. Os resultados indicaram que os respondentes da universidade da rede particularde ensino encontravam-se mais satisfeitos com a sua formação do que os respondentes da universidade pública. De maneira geral, ambos os grupos solicitaram melhorias no currículo, na capacitação docente e dispositivos legais que garantissem ao Bacharel o seu espaço no mercado de trabalho, ocupado, ainda, por leigos, atletas e exatletas. Ao final, apresentam-se considerações e sugestões com vistas ao aprimoramento da formação do bacharel em Educação Física, quanto à organização curricular, aos processos avaliativos dos concluintes dos cursos e à definição da identidade do Bacharelado em Educação Física.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.