Integra

INTRODUÇÃO:

O CEFD/UFSM, assim como as demais Instituições de Ensino Superior do País, vive um momento histórico importante com a transição da Resolução 03/87 para as Resoluções 01 e 02/02 e 07/04, que estabelecem novas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ed. Física, um voltado para a área escolar (Licenciatura) e um direcionado às demais áreas (Bacharelado). Analisar o período de transição do Curso de Ed.Física: Licenciatura Plena (Res. 03/87) para o Curso de Ed. Física: Licenciatura Plena (Resoluções 01 e 02/02) no CEFD/UFSM é o objetivo da pesquisa, que busca conhecer as perspectivas positivas e negativas inerentes ao período de transição do Currículo antigo para o Currículo novo.

O Curso de Educação Física (Resolução 03/87) será extinto em julho de 2008. Em março de 2005 ingressou a 1ª turma de alunos no Curso elaborado a partir das Resoluções 01 e 02/02. Para março de 2006 está prevista a implantação do Bacharelado (Resolução 07/04). Atualmente o Curso conta com 473 alunos, 410 no Currículo em extinção e 63 no Currículo novo, tendo graduado 2.400 profissionais de Ed. Física, que atuam em diversas regiões do Brasil e no exterior.

A implementação e a operacionalização do 1º semestre do Currículo versão 2005, está sendo acompanhada pela Coordenação do Curso a partir dos acadêmicos que integram a 1ª turma do Currículo versão 2005 e dos docentes envolvidos. Dados preliminares revelam insatisfação dos alunos, diante da restrição na área de atuação em relação ao Currículo versão 1990, e que há interesse claro no curso de Bacharelado

METODOLOGIA:

Para contribuir com o novo PPP do Curso de Ed.Física possibilitando uma transição tranqüila, a Coordenação do Curso elaborou projetos de pesquisa executados ao longo dos últimos quatro anos, junto a alunos e professores do Curso.

Entre as pesquisas e os estudos acadêmicos que subsidiam o momento histórico pelo qual passa o CEFD, estão: a) Os campos de estágio que oferecem vagas ao Curso; b) A formação acadêmica e profissional dos egressos do CEFD no período de 1994 a 2000; c) Seminário de Defesa dos Estágios Profissionalizantes de Educação Física; d) Perfil dos egressos do Curso de Ed. Física - Licenciatura Plena do CEFD/UFSM aprovados em concursos públicos ao magistério no RS; e) O interesse dos alunos por disciplinas, conteúdos e outros Curso de graduação da Instituição; f) A pesquisa "A vivência corporal dos vestibulandos aprovados para o Curso de Educação Física da UFSM em relação as atividades obrigatórias e optativas correspondentes a área de conhecimento técnico/currículo 1990 - só ensina quem aprende" (MORO, 2005), g) Observação do nível de satisfação dos alunos e professores do Currículo versão 2005.

Os dados revelam que o período atual tanto na Ed. Física Brasileira quanto no CEFD devem ser analisadas sob dois vieses: a IES, pública no nosso caso, com problemas de recursos humanos (professores e técnico Administrativos) e sob a ótica acadêmica, ou seja, interesse de professores e alunos nos objetivos e no perfil dos Cursos a partir das novas Diretrizes Curriculares

RESULTADOS:

Entre os dados considerados à elaboração do PPP do Curso de Licenciatura estão: que cerca de 150 Campos de Estágio cadastraram-se junto ao Curso desde 2001 para receber acadêmicos. Desde 2001, o interesse pelo estágio, em escolas, cresceu, embora a maioria dos alunos do Currículo versão 1990 optam pelos Lab. de Pesquisa, academias e Clubes. A formação acadêmica/profissional da maioria dos egressos no período de 1994 a 2000 estiveram centrados na área não escolar. Contudo, a possibilidade de garantir emprego em escolas aumenta a busca por concursos públicos. Considerando os 56% dos relatórios de conclusão de curso analisados entre 1994 e 2000, 34,2% dos alunos optaram pelos Lab. de Pesquisa, 20,8% pela escola, 18,2% pela academia.

O interesse dos alunos por disciplinas em outros cursos da Instituição revela que o Curso de Bacharelado deverá ser implantado no CEFD. Poucos alunos buscam por cursos de licenciatura. Bioquímica, Nutrição e Psicologia estão entre os conteúdos mais solicitados, pois permitem uma relação interdisciplinar com o esporte. Conteúdos envolvendo cultura geral são solicitados, para cumprir a carga horária das Atividades Complementares de Graduação.

A pesquisa realizada pelo prof. Roque Luiz Moro, foi fundamental para a proposta de Licenciatura. Constatou que a maioria dos acadêmicos ingressa no Curso sem ter tido uma vivência ampliada da Ed.Física na vida escolar. Criou-se, assim, duas disciplinas no curso versão 2005 para suprir essas deficiências, valorizando e aperfeiçoando a cultura corporal dos novos alunos.

CONCLUSÕES:

O PPP do Curso de Ed. Física: Licenciatura Plena foi elaborado a partir de dados que permitem sustentar e dar credibilidade à proposta. A flexibilidade curricular, característica no currículo versão 1990 e a concepção histórico-crítica da filosofia da educação, do currículo versão 2005, abrem novos caminhos e boas perspectivas para a Ed. Física.

As nove edições do Seminário de Defesa dos Estágios Profissionalizantes de Ed. Física, trouxeram muitas contribuições ao Curso de Licenciatura. Os relatos das experiências dos egressos que participam das bancas públicas, de suas respectivas áreas de atuação, bem como a avaliação dos trabalhos de estágio, permitiram aferir que o CEFD formou profissionais que além de atender a Resolução 03/87, colocou professores preparados à função. O diagnóstico da realidade apresentado foram fundamentais para uma proposta que atendesse as necessidade da comunidade que recebe os profissionais.

A implantação e a operacionalização do Currículo versão 2005 requerem muitos ajustes. O projeto foi elaborado pela Comissão e a comunidade universitária envolvida com o CEFD, caminho pelo qual passarão os projetos elaborados sob as premissas das Resoluções 01 e 02 de 2002. A implantação do Curso de Bacharelado em 2006 deverá amenizar a insatisfação inicial dos acadêmicos com o Curso de Licenciatura, em função da área de atuação, embora nesse momento ainda não se saiba as regras para integralizar os dois cursos. Mas é evidente que as IES brasileiras devem oportunizar a formação nos dois cursos. É o que se pretende no CEFD/UFSM