O Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina: Suas Concepções de Ensino e de Educação Física

Por: M. C. de M. Mocker.

Kinesis - n.9 - 1992

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo visou as concepções de ensino e de Educação Física embutidas no currículo do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Esta iniciativa pretendeu dar início a algumas reflexões, a fim de subsidiar futuras reformulações no âmbito pedagógico-educativo. A abordagem metodológica que possibilitou buscar um aprofundamento contextualizado da realidade foi fundamentada pela fenomenologia e hermenêutica. Para tanto, buscou-se a observação participativa em aulas teóricas e práticas, filmagens destas para estudo minucioso posterior, entrevistas com questões referentes às aulas, elaboração da biografia esportiva dos respectivos professores, além do estudo da documentação de implantação e funcionamento preliminar do referido Curso. As informações coletadas deixaram transparecer as seguintes fisionomias legitimadas pelo Curso: a relação professor-aluno favoreceu unilateralmente as decisões do professor, inibindo a efetiva participação do aluno; esporte e Educação Física se confudem pela ênfase ao padrão do movimento relativo ao esporte convencional; as aulas tendem a assemelhar-se a sessões de treinamento, em que o aluno internaliza formas tipificadoras de abordar o movimento; a inter-disciplinaridade é inexistente, assim como a relação teoria-prática se dá de maneira abstrata e superficial; conseqüentemente, o aluno tende a agir de forma submissa e acrítica. Em síntese, o Curso atua como legitimador e reprodutor da ideologia hegemônica, sedimentando o status quo.

Endereço: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis/article/view/8409

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.