O Curso de Tempo da Reprogramação Temporal em Tarefa Interceptativa é Modulado Pela Incerteza Sobre a Mudança de Velocidade

Por: Luis Teixeira e Mariana Franzoni.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.5 - n.2 - 2005

Send to Kindle


Resumo

ABSTRACTO curso de tempo da reprogramação temporal em tarefa interceptativa é modulado pela incerteza sobre a mudança de velocidade Quando ocorre uma mudança abrupta e inesperada na velocidade de um alvo móvel em tarefas interceptativas, torna-se necessária a reprogramação do ato motor. Em tal situação, as especificações originais de temporização do movimento devem ser substituídas por outras apropriadas às novas características de deslocamento do alvo em um curto intervalo de tempo. Neste estudo contrastámos duas fontes de incerteza sobre a modificação de velocidade do alvo em uma tarefa interceptativa, probabilidade e direção de mudança, e analisamos o curso de tempo para reprogramação do componente temporal. Os participantes tentaram sincronizar a ação de contatar uma hemibola com a chegada de um estímulo móvel ao final de um trilho eletrônico. O estímulo foi deslocado inicialmente com uma velocidade constante de 3 m/s, e em algumas tentativas sua velocidade foi inesperadamente alterada para 2 m/s ou para 4 m/s em diferentes momentos antes da interceptação. Os participantes foram distribuídos em dois grupos: 25% ou 50% de probabilidade de mudança de velocidade, sendo que ambos os grupos foram submetidos às condições de mudança unidirecional e bidirecional de velocidade. Os resultados mostraram um aumento gradual da precisão temporal em função de períodos mais longos após a mudança de velocidade, revelando a natureza contínua da reprogramação motora. A condição de menor incerteza levou à melhor reprogramação, resultando em respostas temporalmente mais precisas através das situações de mudança de velocidade. Palavras-chave: reprogramação motora, modelos contínuos, alvos móveis, controle sensoriomotor.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.