O Debate Rorty/habermas: Implicações Para a Relação Entre a Teoria e a Prática Pedagógica na Educação Física

Por: Felipe Quintão de Almeida e .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.29 - n.3 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Trata da virada contextualista e pragmatista no debate pedagógico atual em educação física escolar. Elege, para esse objetivo, a interlocução entre dois autores (in diretamente responsáveis por essa renovação nas pesquisas em educação física e que hoje estão envolvidos em uma importante disputa filosófica. São eles os filósofos Richard Rorty e Jürgen Habermas. Após expor o debate travado entre Habermas e Rorty, assumindo, como chave de leitura, a posição de ambos a respeito do tema da verdade, procura extrair algumas conseqüências para a relação entre as teorias e as práticas pedagógicas em educação física, inclusive as consideradas críticas.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/214

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.