O Desafio da Informação Longitudinal: Um Passeio Guiado Sobre Modelação Hierárquica, Tracking e Informação Omissa com Um Conjunto de Dados do Estudo de Muzambinho.

Por: José Antônio Ribeiro Maia.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.24 - n.3 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O grande propósito deste texto é apresentar um tutorial para investigadores das Ciências do Desporto e da Educação Física acerca dos desafios que se colocam quando se analisa informação longitudinal. A partir de um exemplo com dados reais do estudo longitudinal-misto de Muzambinho percorrem-se três avenidas de preocupações: 1) a construção de um discurso desenvolvimentista com base na modelação hierárquica; 2) a apresentação de duas soluções para lidar com informação omissa; 3) a pesquisa sobre a estabilidade das diferenças interindividuais nas mudanças intraindividuais (i.e., do "tracking"). Em cada uma dessas avenidas são lançadas questões cujas soluções são sempre acompanhadas de leituras dos principais resultados dos distintos programas estatísticos utilizados.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1807-55092010000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.