Resumo

O estudo investigou o desempenho motor e a percepção de competência associando as variáveis e comparando os grupos etários. Fizeram parte do estudo, 581 crianças com idade entre 7 e 10 anos matriculadas de 1ª a 4ª série do ensino fundamental de escolas da rede pública de ensino do Município de Maringá-Pr. A avaliação do desempenho motor foi realizada por meio das Baterias II e III do teste Movement Assessment Battery for Children (M-ABC) de Henderson e Sugden (1992). A percepção de competência das crianças de 7 anos foi verificada por meio do teste The Pictorial Scale of Perceived Competence and Acceptance for Young Children de Harter e Pike (1984) e a percepção de competência das crianças de 8 a 10 anos foi identificada pelo teste The Self Perception Profile for Children de Harter (1985). Para a análise dos dados utilizaram-se os testes: Shapiro-Wilk, Anova One-Way, Bonferroni, Kruskal-Wallis, Mann- Whitney, Anova de Medidas Repetidas e Exato de Fisher, adotando 5% de significância. Os resultados indicaram 78,1% das crianças apresentam Desenvolvimento Motor Típico (DMT), 10,5% de crianças com risco de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (ZP) e 11,4% de crianças diagnosticadas com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Para a comparação do desempenho motor entre as idades, averiguou-se para as crianças com 8 anos que apresentaram DMT desempenho motor superior e para as crianças que apresentaram TDC, melhor desempenho para as crianças de 8 e 9 anos de idade. Quanto à análise dos tipos de dificuldades de desempenho motor entre os grupos etários foram observados resultados não similares para as crianças, no entanto, para o escore total as crianças de 8 anos demonstraram desempenho motorsuperior em relação às demais idades. Quanto às diferenças encontradas entre as habilidades motoras as crianças de 7 a 10 anos apresentaram dificuldades motoras nas tarefas de destreza manual. Para a percepção de competência escolar, social e atlética, notou-se alta prevalência (aproximadamente 95%) de alta percepção de competência para as crianças de 7 anos, tanto para as que apresentaram DMT quanto para as crianças diagnósticas em ZP e TDC. Nas crianças de 8, 9 e 10 anos a percepção de competência escolar foi alta, enquanto a percepção de competência social apresentou nível. Já na competência atlética a percepção variou entre alta para as crianças de 8 e 10 anos e moderada para as crianças de 9 anos. Os dados indicaram associação significativa entre desempenho motor e competência atlética para as crianças de 8 anos, e desempenho motor e competência social para as crianças de 10 anos. Conclui-se que o nível de aquisição das habilidades é variável e que o desenvolvimento motor ocorre por meio de estímulos ambientais e especificidade da tarefa associada às particularidades de cada indivíduo. E, quanto à percepção de competência, as crianças de 7 anos apresentaram-se altamente competentes, enquanto que as crianças de 8 a 10 anos demonstraram percepções de competência mais precisas, ou seja, demonstraram julgar mais adequadamente o seu desempenho motor.

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