Resumo

Um jogador ou uma equipa, mesmo com um modelo de jogo, ou com um plano de acção específico para um jogo, precisa explorar o contexto, e interagir com colegas e adversários para resolver as situações do jogo. Portanto, mais que memorizar um grande número de regras, ou acções, os jogadores precisam de desenvolver a capacidade de detectar constrangimentos informacionais que revelem os caminhos para o objectivo. Desta forma, durante o jogo, um jogador passa a bola ao colega, uma vez que esse colega possibilite a ocorrência do passe, i.e., uma vez que o colega esteja (ou venha a estar) numa posição onde o passe seja possível (a relação entre os jogadores permita o passe), e não porque o treinador possa definir isso premonitoriamente. Seguidamente tentaremos esclarecer como se desenvolve este processo. Defendemos que o desenvolvimento do comportamento decisional não é um processo linear e normativo, e que são esperadas diferentes quantidades de mudança entre os jogadores. Neste sentido, o treino deve focar nos aspectos funcionais do jogo através da manipulação dos constrangimento individuais, ambientais e da tarefa, os quais canalizam a exploração, a descoberta e a potenciação dos acoplamentos informação-acção relevantes.

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