O Desenvolvimento da Criança com Síndrome de Down: as Questões Que Remetem a Um Diferencial Significante

Por: Jurema Kalua Vianna Potrich.

155 páginas. 1998

Send to Kindle


Resumo

Buscando encontrar fatores que causam diferenciais significativos no desenvolvimento global das crianças com Síndrome de Down, realizamos uma investigação de corte qualitativo, utilizando-se a metodologia de estudo de caso. Os pressupostos teóricos analisaram algumas concepções sobre o desenvolvimento infantil, caracterizaram a Síndrome de Down e discutiram algumas correntes filosóficas da intervenção precoce. Foram estudados seis casos de crianças portadoras de Síndrome de Down que iniciaram o atendimento de intervenção precoce entre zero a dois anos de idade e ainda freqüentavam a instituição no momento da coleta de informações. O estudo divide-se em duas etapas, uma preliminar e outra o estudo propriamente dito. No estudo preliminar foram utilizados como instrumento para coleta de informações, filmagens de vídeo e observação direta dos participantes. No estudo propriamente dito os instrumentos foram reuniões, entrevistas, observações diretas dos participantes e análise documental. O estudo foi realizado no serviço de intervenção precoce de uma conceituada instituição de Porto Alegre. A análise das informações e a discussão dos resultados levaram-nos a identificar nas causas sócio-afetivas os principais diferenciais que marcam o desenvolvimento das crianças portadoras de Síndrome de Down, com força suficiente para maximizar ou minimizar a deficiência, superando as questões orgânicas. A redação final sobre os resultados da investigação foi concluída em dezembro de 1998.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1015&listaDetalhes%5B%5D=1015&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.