O Desenvolvimento Histórico-cultural da Criança nas Aulas de Educação Física: Possibilidades de Trabalho a Partir da Atividade Principal e dos Temas

Por: Carolina Piccheti Nascimento e Luiz Eduardo Pinto Bastos Tourinho Danta.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.31 - n.1 - 2009

Send to Kindle


Resumo

A contribuição da educação física para o desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar não se restringe aos seus aspectos biológicos. Defendemos neste trabalho que a educação física pode contribuir para o desenvolvimento histórico-cultural das crianças, na medida em que organiza e direciona a apropriação dos significados presentes nas atividades da cultura corporal. Como elementos fundamentais para o trabalho pedagógico da educação física com a teoria histórico-cultural, analisamos o jogo como a atividade principal da criança em idade pré-escolar e o tema como uma forma social de organização do ensino.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/640

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.