O Desenvolvimento Histórico da Modalidade de Natação na Perspectiva de Rendimento em Um Clube Social de Curitiba

Por: Bruna Opieco Pereira, Camile Luciane da Silva, Cristiano Israel Caetano, Fernando Renato Cavichiolli, Luciane da Silva e Mayara Torres Ordonhes.

XV Congresso de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

: Os clubes sociais são particularizados como entidades de prática esportiva as quais demandam associação por parte de seus membros. Estas agremiações se distinguem por caracterizarem-se como fundamentais para o desenvolvimento de determinadas práticas esportivas (BARROS; MAZZEI, 2012). Um exemplo que possui seu desenvolvimento, principalmente, em entidades clubísticas é a natação. É possível identificar que mais de 50% das entidades que desenvolvem a natação no país são clubes sociais, o que reforça a relevância de estudar o tema. Ao apreciar os rankings brasileiros de natação no recorte temporal de 2013 a 2016, percebe-se que 8 entre as 10 entidades as quais apresentaram maior número de resultados neste recorte são clubes sociais, com destaque para o fato de que apenas uma organização representa o estado do Paraná, o Clube Curitibano. Considerando que o esporte de rendimento não é exclusividade de um clube social, o presente estudo tem por objetivo compreender o desenvolvimento histórico desta modalidade na perspectiva de rendimento no Clube Curitibano. A pesquisa documental referente à gênese do clube foi realizada no acervo do Centro de Memórias do próprio Clube, além disso, a pesquisa foi complementada no próprio site[1] da entidade. Num segundo momento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis profissionais que possuem ligação à natação no Clube. A partir da busca no Centro de Memórias do Clube Curitibano, foi revelado que a primeira reunião ocorrida, em 1889, estabeleceu duas principais vertentes: cultural e diversão. Apenas em 1895 a atenção do Clube foi direcionada à uma modalidade esportiva, a esgrima. Quanto a modalidade de natação, foi marcada apenas na década de 1980. É notório que o foco inicial era voltado para a cultura, a literatura, dentre outros, com participação quase exclusivamente dos associados. A partir das entrevistas, foi possível identificar que para os agentes do clube, atualmente a entidade possui bem definido seus públicos e suas atividades. Além disso, observou-se que o desenvolvimento da modalidade na perspectiva de rendimento foi intensificado a partir da utilização de recursos provenientes de leis de incentivo. Ainda assim, é possível identificar resistências referente ao desenvolvimento desta perspectiva na entidade.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.