O Desenvolvimento Maquetes Para Funcionarem Como Brinquedos Destinados Ao Ensino de Saltos e de Lançamentos do Atletismo: Concretizando Possibilidades

Por: G. L. Fernandes e T. C. M. Silva.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

Send to Kindle


Resumo

Não é novidade que a presença do Atletismo nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio ou é restrita a algum tipo de corrida e/ou de salto, ou simplesmente é negligenciado. Infelizmente a justificativa corrente para tal situação continua sendo a infraestrutura das escolas - carência de materialidade e espaço físico próprios. Apesar de atualmente muitos(as) professores(as) de Educação Física já terem desenvolvido e socializado - por meio de relatos em eventos científicos e publicações, diversas possibilidades envolvendo, tanto procedimentos de ensino, como recursos didáticos para a inserção do Atletismo na Educação Física escolar, comumente tem-se deparado com ingressantes em cursos superiores de Educação Física com pouquíssimos conhecimentos sobre esta tradicional modalidade esportiva. Aqui pretende-se apresentar e descrever o processo de desenvolvimento de mais um recurso didático destinado a abordagem de conteúdos, de elementos do Atletismo. Para tanto, lançou-se mão de pesquisa bibliográfica e documental, além do levantamento e estudo de materiais e objetos, bem como o contato com profissionais da área de Educação Física e de outras áreas. O recurso em questão se resume a pranchas de madeira - Medium Density Fiberboard (MDF), uma destinada aos saltos horizontais - em distância e triplo, outra ao salto em altura e uma terceira ao arremesso do peso, lançamento do disco e do martelo, que retratam os setores regulamentares, em tamanho bastante reduzido. Além disto, os equipamentos, os materiais, os implementos e os(as) "competidores(as)" ou são adaptados de jogos, brinquedos, bonecos e outros, ou são desenvolvidos, de forma e material simplificados, especificamente para compor este recurso - "brinquedo" ou "maquete". A proposta para os saltos em distância e triplo já foi concluída e experimentada por universitários de um curso de superior de Educação Física, de um centro universitário localizado em Belo Horizonte / BH, que consideram este o mesmo bastante satisfatório à abordagem destas duas provas do Atletismo. A prancha destinada ao ensino de conteúdos do salto em altura e a do arremesso e lançamentos está em fase de conclusão para também serem experimentadas, avaliadas por universitários e, numa etapa ou ação sequente, levada à estudantes do Ensino Fundamental, em aulas de Educação Física. Neste ponto, acredita-se estar apresentando mais uma possibilidade concreta para o ensino de elementos do Atletismo e contrapondo o discurso ainda corrente que tem mantido esta tradicional modalidade esportiva fora das aulas de Educação Física escolar e de escolas de Educação Básica.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.