O Desenvolvimento Profissional e a Construção da Identidade do Professor de Educação Física do Ensino Superior

Por: Andréia Paula Basei.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.11 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa objetivou compreender como ocorre a construção da identidade do professor do Ensino Superior durante a sua trajetória e desenvolvimento profissional, e como isso pode influenciar nas ações pedagógicas desenvolvidas para a formação de professores. Os instrumentos utilizados para a coleta das informações foram: entrevista semiestruturada, observação participante e análise documental, analisados por meio da técnica da triangulação das informações. Verificamos que o percurso formativo influencia de distintas maneiras as ações pedagógicas dos professores, dependendo da perspectiva que cada um constrói com relação à sua atuação e desenvolvimento profissional. Concluímos que a docência no Ensino Superior necessita de um projeto formativo e de desenvolvimento profissional coletivo. Apontamos como caminho a ser trilhado a orientação por meio da racionalidade comunicativa.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/2603

Comentários


:-)





© 1996-2014 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.