Resumo

Objetivos:
Esse resumo visa apresentar o aprendizado das habilidades psicomotoras e a interação social de crianças com autismo, através de atividades motoras. O autismo é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação, dificulta a criação de relacionamento com outros indivíduos. Segundo Kanner (1944), algumas crianças apresentam inteligência e fala intacta, outras apresentam retardo no intelecto e linguagem comprometida, apresentam ainda comportamento restrito e distante do mundo ao seu redor, sem saber em que ambiente está, com quem está e como vive.

Metodologia e resultados:
O trabalho foi desenvolvido por uma acadêmica do curso de educação física no Programa de Atividades Motoras para Deficientes - PROAMDE na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas. As atividades ocorreram duas vezes na semana durante uma hora, no turno vespertino, com crianças de 07 a 11 anos juntamente com acompanhantes que são os pais. A turma foi composta por 25 crianças com deficiência intelectual, múltipla e física, sendo dois com autismo. Foram aplicadas atividades físicas, psicomotoras e recreativas, em grupo.

Conclusão:
Podemos concluir através de observações, que as crianças com autismo que praticaram as atividades físicas ou psicomotoras melhoraram sua socialização, pois ajudou a obter mais confiança no contato físico com os outros, diminuindo assim o individualismo, além da melhoria do desenvolvimento da linguagem, percepção corporal e melhoria de suas habilidades locomotoras. É importante que a individualidade seja respeitada potencializando e favorecendo as habilidades que essas crianças possuem.