Resumo

Objetivo:
Avaliar quais os benefícios que a pratica da atividade física poderá proporcionar aos alunos adultos com deficiência intelectual do Programa de Atividades Motoras para Deficientes desenvolvido na Universidade Federal do Amazonas.

Metodologia e resultados:
As aulas foram ministradas 2 vezes por semana (terça e quinta) com duração de 75 minutos, para 30 alunos com deficiências intelectuais. As aulas visavam os fundamentos de desportos coletivos (futsal e basquetebol) e também modalidades individuais (corrida cross country e atletismo) ambas visando não somente à técnica, mas também as habilidades e capacidades físicas que as mesmas proporcionam aos seus praticantes, bem como a interação social entre os alunos. Os alunos têm mostrado uma melhora significativa no que diz respeito à resistência cardiorrespiratória e a força física dos mesmos, principalmente nos menbros inferiores. O aspecto social também tem se mostrado um fator agregado a pratica de atividade física, tendo em vista que as relações sociais entre os alunos tiveram uma boa elevação com a prática de esportes coletivos.

Conclusão:
O desporto torna-se uma ferramenta eficaz no processo de inclusão do aluno com deficiência na sociedade, pois ajuda os mesmos a se comunicarem melhor com outras pessoas e também ajuda na prevenção de doenças.