O Desporto Como Fator Benéfico na Saúde do Deficiente Intelectual Adulto do Programa de Atividades Motoras Para Deficientes da Universidade Federal do Amazonas

Por: Kathya Augusta Thomé Lopes, Minerva Leopoldina de Castro Amo e Thiago Alves da Silva.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Avaliar quais os benefícios que a pratica da atividade física poderá proporcionar aos alunos adultos com deficiência intelectual do Programa de Atividades Motoras para Deficientes desenvolvido na Universidade Federal do Amazonas.

Metodologia e resultados:
As aulas foram ministradas 2 vezes por semana (terça e quinta) com duração de 75 minutos, para 30 alunos com deficiências intelectuais. As aulas visavam os fundamentos de desportos coletivos (futsal e basquetebol) e também modalidades individuais (corrida cross country e atletismo) ambas visando não somente à técnica, mas também as habilidades e capacidades físicas que as mesmas proporcionam aos seus praticantes, bem como a interação social entre os alunos. Os alunos têm mostrado uma melhora significativa no que diz respeito à resistência cardiorrespiratória e a força física dos mesmos, principalmente nos menbros inferiores. O aspecto social também tem se mostrado um fator agregado a pratica de atividade física, tendo em vista que as relações sociais entre os alunos tiveram uma boa elevação com a prática de esportes coletivos.

Conclusão:
O desporto torna-se uma ferramenta eficaz no processo de inclusão do aluno com deficiência na sociedade, pois ajuda os mesmos a se comunicarem melhor com outras pessoas e também ajuda na prevenção de doenças.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.