O Diálogo Entre o Currículo Oficial e o Real na Implementação de Uma Proposta Curricular Para Educação Física Escolar: Um Estudo de Caso

Por: .

2012 18/12/2012

Send to Kindle


Resumo

Esse estudo se insere no âmbito das investigações acerca do currículo, especificamente, a implementação de uma proposta curricular. A problemática que norteou o estudo partiu da indagação: como se dá o processo de implementação de uma proposta curricular para educação física escolar (EFE) na prática pedagógica dos professores da área? Teve como objetivo analisar a implementação de uma proposta curricular na prática pedagógica de professores de EFE. Metodologicamente, é um estudo de abordagem qualitativa-descritiva do tipo estudo de caso. Utilizamos, para coleta de dados, os instrumentos: questionários exploratórios - com os professores de EFE da Rede Municipal de Camaragibe (RMCg); entrevistas - com os professores de EFE e com o representante do departamento de Educação Física (DEF) e observação de aulas de professores de educação física. Para seleção dos professores participantes da pequisa, utilizamos como critérios de inclusão, para aplicação dos questionários e entrevistas: 1- ser graduado em educação física; 2- fazer parte do quadro efetivo de professores da RMCg/PE; 3- não estar em processo de afastamento das atividades. Diante dos critérios, aplicamos questionários e entrevistamos os professores de educação física da Rede. Já as observações foram realizadas durante 1 unidade didática nas aulas de 2 professores: 1 que declarou maior facilidade e outro maior dificuldade no processo de implementação da proposta curricular para EFE do município. Observamos um total de 19 aulas de EFE. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo categorial por temática. Foram nossas categorias analíticas: teoria curricular, proposta curricular e prática curricular. Já as categorias empíricas foram: documento curricular e implementação curricular. A análise dos dados permitiu-nos inferir que o reduzido número de professores licenciados em educação física, na rede, dificulta o processo de implementação da proposta curricular da área, a prática curricular - currículo real, se sobressai pela reformulação/apropriação que os professores fazem da proposta curricular - currículo oficial e a formação continuada em serviço, oferecida pela rede, configura-se com o potencial de qualificar a implementação da proposta curricular para educação a física escolar da RMCg-PE. Assim, entendemos que o processo de implementação de uma proposta curricular para EFE implica no desejo de sistematização do conhecimento peculiar à área. Desejo esse que, impreterivelmente, não pode ser apenas de uma gestão, ainda que essa se paute em uma política democrática e com participação popular. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.