O Discurso da Ciência e da Divulgação em Orientações Curriculares de Língua Portuguesa

Por: Marildes Marinho.

Revista Brasileira de Educação - ANPED - n.24 - 2003

Send to Kindle


Resumo

Esse trabalho terá cumprido a sua função se, ao final da leitura, o leitor estiver convencido de que uma nova retórica se inaugura no discurso oficial sobre o ensino e que esse novo discurso tem algumas explicações e pode ter implicações nas práticas pedagógicas a que se destina. As análises aqui realizadas, de currículos de Língua Portuguesa e dos os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNs) levam a crer que um conjunto de estratégias enunciativas dão a esse discurso uma dupla face genérica: de divulgação e de discurso científico. Essas estratégias podem ser vistas, preferencialmente, nas notas de rodapés e nas referências bibliográficas. Palavras-chave : Parâmetros Curriculares Nacionais; Língua Portuguesa; estratégias enunciativas

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a10.pdf

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.