Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar uma investigação discursiva sobre a ideologia e o valor atribuídos ao conhecimento da Motricidade Humana e à sua aplicabilidade curricular com o propósito de minimizar lacunas, contradições e controvérsias existentes. Como base teórica, a dissertação, no que se refere à Motricidade Humana, fundamenta-se em CUNHA (1985-1999); quanto à corporeidade em MERLEAU-PONTY (1994); quanto a valores em BERESFORD (1997 e 1999); quanto à ideologia em THOMPSON (1985); quanto ao discurso em FAIRCLOUGH (1989 –1995 –1998) e em FOUCAULT (1997), estando plenamente inserida no contexto do PROCIMH. A Metodologia utilizada para a análise dos dados foi a qualitativa de cunho etnográfico e a quantitativa. O corpus desta investigação envolve 66 participantes, sendo 18 professores e 48 alunos de 7 Instituições brasileiras, além de 3 professores pesquisadores e cientistas de Instituições portuguesas. O resultado da análise revelou que há plena correlação do maior grau do entendimento teórico-científico e da aplicabilidade curricular da Motricidade Humana conforme o grau de interesse, de esforços e de comprometimento com estudos, reflexões, debates, discussões sobre o assunto. Assim, o Grupo "A", formado pelas Instituições que iniciaram o processo de conhecimento e da prática há mais tempo, revelou ter atingido estágio mais avançado na escala ascendente desse conhecimento; o Grupo "B", em escala mediana, lutando por deixar a cultura antiga e estacionária para trás e alcançar o novo, enquanto o Grupo "C" pode-se dizer que tem a dúvida, o interesse, a curiosidade e, o imprescindível, o reconhecimento da necessidade de buscar o conhecimento

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