O Discurso em Jogo: Um Estudo Sobre as Visões de Mundo das Teorias

Por: Fernanda de Aragão e Ramirez.

2012 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse estudo evoca depreender um panorama das abordagens pedagógicas no esporte a partir das concepções de visão de mundo que foram surgindo ao longo de um tempo histórico. Parte-se do princípio de que nenhuma teoria pode ser integral em si mesma e que nenhuma prática, em termos significantes, pode ser, de fato, a aplicação de uma teoria. Implica assumir o ponto de falta com o qual se depara tanto as produções acadêmicas (ciência) quanto as propostas metodológicas e didáticas sobre a prática esportiva. Observa-se que são as diferenças nas abordagens teóricas que fazem a dinâmica normal de crescimento e de consolidação de uma ciência e constituem paradigmas distintos. Há uma modificação no foco de análise: pergunta-se 'como' ou 'de que forma' essa realidade está constituída ao invés de questionar 'o quê' é tal realidade. O que interessa é compreender as ideologias que se constroem a partir daí, sendo que esta significa a maneira pela qual se encara um objeto, o que se percebe nele e como ele é interpretado por cada um. Desta forma, procura-se, aqui, a construção de um documento que indique as visões de mundo dos pesquisadores envolvidos com as teorias investigadas de forma a verificar como os elementos catalisadores - padrões que indiquem a existência de um lugar de conhecimento próprios daqueles que compartilham uma mesma ideologia - se orientam dentro das visões de mundo e não propriamente o que representa cada uma dessas práticas pedagógicas no esporte. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000854322&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.