O Discurso Midiático da Ginástica Artística

Por: Soraya Carvalho.

109 páginas. 2007 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

No mundo moderno um dos mais contundentes veículos de formação e produção de realidades sociais são os meios de comunicação de massa, os quais influenciam as formas de pensar o mundo, de avaliar comportamentos, eventos sociais e geram expectativas, sonhos e ações. O presente trabalho, de natureza qualitativa, teve por objetivo identificar e analisar os objetivos, os valores e as ideologias veiculadas nos conteúdos das reportagens de Ginástica Artística de programas televisivos. Foram analisados os conteúdos de noventa e cinco vídeos, em um total de duas horas e trinta e dois minutos de reportagens da modalidade esportiva Ginástica Artística, apresentadas na emissora de televisão Rede Globo e de suas associadas, no período de 1999 a 2007. O estudo foi norteado por uma questão: se a educação Física carrega alto potencial de melhoria de qualidade de vida, os meios de comunicação de massa têm cumprindo um papel social e cultural de fortalecimento desse objetivo ou têm se dirigido para aspectos e conteúdos de cunho mais sensacionalista, promocional e espetacularizado? Constatou-se que o mundo do esporte na televisão incorporou os valores do mercado. As análises das mensagens midiáticas evidenciaram a veiculação de imagens dramáticas, espetacularizadas, estilizadas, as quais enfatizaram os resultados, os grandes feitos, as façanhas e sacrifícios dos ginastas com o propósito de entreter e atrair multidões para este fenômeno. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.