O Discurso Midiático e a ?nova Classe Média?: Articulações de Uma Experiência

Por: Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-cruz e Veneza Mayora Ronsini.

Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação - v.39 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O texto problematiza diferentes dimensões da “nova classe média”, em especial abordagens do discurso midiático que partem de associações com frações de classe de diferente capital econômico. A partir de pesquisa bibliográfica dos temas que articulam teoricamente a questão, observa o fenômeno da “nova classe média” em uma perspectiva relacional e considera seus reflexos na vida concreta de toda a sociedade. Assim, discute o modo como as vivências proporcionadas pelo aumento do poder de consumo entre esses sujeitos são representadas nos meios de Comunicação, remetendo a novas experiências para percepção de si e de sua posição social, colaborando para a conformação da sua identidade de classe e da sua relação com os demais grupos. Por fim, a partir de uma perspectiva que se filia à teoria de Raymond Williams, o texto aborda a “nova classe média” como uma formação cultural em estado pré-emergente, uma experiência social em processo, cujas implicações não estão totalmente classificadas.

Endereço: http://portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/view/2353

Ver Arquivo (PDF)

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.