O Efeito de 16 Semanas de Exercício Físico e Sua Interrupção em Mulheres Acima de 55 Anos

Por: , Alessandra Maragno e Flávia Leonel da Silva.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

A atividade física busca manter e/ou aprimorar à uma condição física
satisfatória. Objetivo: o objetivo deste estudo foi o de verificar o efeito de
16 semanas de exercício físico em mulheres acima de 55 anos em algumas
variáveis antropométricas e fisiológicas. Método: este estudo caracterizouse como quase-experimental. A amostra foi composta por 11 senhoras
voluntárias a participar de um programa de atividade física, alicerçado em
aulas de ginástica, com idade variando entre 55 e 69 anos ficando a média
em 63,5 anos ± 4,3 anos. As atividades consistiam em aulas de ginástica de
academia ministradas três vezes por semana com uma hora de duração.
Teve início na segunda quinzena de agosto e término na primeira quinzena
de dezembro. Foram realizadas medidas de massa corporal, estatura, pressão
arterial, consumo de oxigênio através do teste de milha, e o teste de
flexibilidade de sentar e alcançar. Foram utilizadas a estatística descritiva e
inferencial com teste t para dados pareados e o nível mínimo de significância
estabelecido foi de p< 0,05. Resultados: os resultados apontam diferenças
estatisticamente significativas apenas na variável massa corporal (pré 72,4
e pós 70,9 kg com desvio-padrão de 13,5 e 13,3 kg, respectivamente); e, no
teste de flexibilidade (sentar e alcançar) onde os valores iniciais e finais
foram: 26,1 ± 6,0 cm. e 30,0 ± 5,7 cm, respectivamente. As demais variáveis
apresentaram valores decrescentes, porém, não com significância estatística
em nível de p< 0.05. Conclusão: a partir destes valores pode-se inferir que
o programa não apresentou estímulo (carga) suficientemente elevado a fim
de melhorar o consumo máximo de oxigênio destes sujeitos. Entretanto, o
programa contribuiu na perda de peso e na melhora da flexibilidade lombar.
Sugere-se promover um incremento nas atividades aeróbicas para que
adaptações cardiorrespiratórias possam ser melhor sucedidas

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/62_Anais_p235.pdf

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