O Efeito do Contexto nos Níveis de Ansiedade Pré-competitiva e no Desempenho de Atletas de Natação

Por: Ewerton de Souza Bezerra, Glauber C. Nobre, Isabella Ramos da Silva, João Otacílio Libardoni dos Santos, Mateus Rossato e Patrik Felipe Nazario.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
O presente estudo teve como objetivo analisar o efeito do contexto nos níveis de ansiedade pré-competitiva e no desempenho de atletas de natação.

Métodos e resultados:
Participaram do estudo 9 atletas, com idade entre 17 e 27 anos, de ambos os sexos, de uma equipe de natação de alto rendimento. Para avaliar a ansiedade pré-competitiva utilizou-se o Inventário de Ansiedade Competitiva (CSAI-2), respondido meia hora antes do início da prova a ser nadada em duas competições de diferentes níveis (regional e estadual). Para a coleta dos dados referente ao nível de importância das competições (Competição Alvo e Competição Secundária) foi utilizada uma entrevista semi-estruturada composta por 5 questões. Em relação aos componentes da ansiedade pré-competitiva pode-se observar que no geral os atletas apresentaram ansiedade cognitiva e somática em nível baixo e mantiveram sua autoconfiança em um nível médio em ambas as competições. Ao comparar as componentes da ansiedade e o desempenho dos atletas entre as duas competições não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (ansiedade cognitiva p=0,572, ansiedade somática p=0,944, autoconfiança p=1 e desempenho p=1), indicando não haver diferenças nessas variáveis em função do contexto.

Conclusão:
O presente estudo não apresentou diferenças significativas do nível de ansiedade e desempenho dos atletas entre duas competições de nível distinto. Isso demonstra que outros aspectos podem influenciar psicologicamente o atleta e não somente o grau de importância dado a competição. Também é preciso destacar que cada indivíduo pode ser influenciado e reagir de maneira diferente diante de uma mesma situação.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.