O Efeito da Idade Relativa Influencia o Tempo de Participação Competitiva de Atletas de Handebol do Sexo Masculino com Até 13 Anos de Idade

Por: , Cristian Javier Ramirez Lizana, e .

RETOS. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación - n.33 - 2018

Send to Kindle


Resumo

A competição é um ambiente de aprendizagem cuja participação é um elemento de formação esportiva. Este estudo visa analisar as influências do efeito da idade relativa, em inglês, relative age effect (RAE), sobre as decisões dos treinadores no tocante à oportunidade de participação de atletas do sexo masculino de até 13 anos numa competição de handebol. Foram coletados 254 tempos de participação de 100 atletas em 22 partidas. Agrupouse os dados em gA para atletas com idade acima do 3º quartil; gB para atletas entre o 3º quartil a mediana; gC para atletas com idades entre a mediana e o 1º quartil e gD para atletas com idades abaixo do 1º quartil. Utilizou-se teste de Lilliefors para verificar a normalidade dos dados e teste de Kruskal- Wallis com post-hoc de Tuckey para verificar diferenças nos tempos de participação. Adotou-se o nível de significância de p < .05. O comportamento das medianas indica que em gA metade dos atletas participaram da partida toda, resultado gradualmente menor para os outros grupos. Além disso o tempo de participação de gA foi estatisticamente superior aos demais grupos e gC foi superior a gD. Os resultados indicam que o RAE influencia as decisões dos treinadores em favor da maior oportunidade de prática competitiva aos atletas com idade relativa superior dentro da categoria e, portanto, reforça a ideia de que atletas com desenvolvimento adiantado possuem maiores oportunidades de aprendizagem no ambiente competitivo.

Endereço: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6367752

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.