O Efeito das Dicas no Rebater Para Crianças com Características de Deficit de Atenção

Por: Andréa Yoshie Silva Yamaguchi.

2008 05/06/2007

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Resumo

O objetivo principal de todos os profissionais que estão envolvidos no processo da educaçao infantil È fazer com que seus alunos aprendam e para isso o papel da atenção é fundamental. O ambiente de ensino proporciona in˙meros estÌmulos irrelevantes a tarefa que est· sendo ensinada, e para que a criança possa aprender È preciso descartar essas informações tornando essencial o papel da atençãoo seletiva. Dependendo da faixa et·ria as crianças podem ter dificuldades de descartar as informaçõoes irrelevantes por n„o ter a atenção seletiva totalmente desenvolvida, o que pode causar problemas de aprendizagem. Essa situação pode se agravar quando se trata de crianÁas com desatenção, cuja dificuldade È a manutenção da atenção por um longo perÌodo de tempo, ocasionando dificuldade de aprendizagem. As dicas de aprendizagem s„o estratégias de ensino que visam dirigir o foco de atenção do aluno para os pontos mais importantes da tarefa que est· sendo ensinada. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi o de verificar a eficiÍncia das dicas de aprendizagem no trabalho com crianÁas com caracterÌsticas comportamentais de desatenção utilizando-se de algumas habilidades do tÍnis de campo, denominadas nesta pesquisa de fatores tÈcnicos. Participaram deste estudo 45 crianÁas de ambos os sexos, com idade entre 7 e 11 anos, com e sem caracterÌsticas comportamentais de desatenção. A seleção das crianÁas com caracterÌsticas de desatenção foi realizada atravsédo teste DSM-IV. As crianças foram divididas 4 grupos: CdD (com caracterÌstica de desatençãoo e com dicas), CdS (com caracterÌstica de desatenÁ„o e sem dicas), SdD (sem caracterÌsticas de desatenÁ„o e com dicas) e SdS (sem caracterÌsticas de desateção„o e sem dicas). O trabalho foi realizado durante 6 aulas, e cada criança rebateu 50 bolinhas por aula. Os grupos CdD e SdD receberam explicaçõees técnicas do movimento mais as dicas de aprendizagem e os grupos CdS e SdS recebiam apenas as explicações técnicas. Ao todo foram ensinados 6 fatores tÈcnicos (empunhadura, visualiza-lo, posicionamento do corpo na batida de direita, posicionamento da raquete na batida, posição de espera em relação ao corpo e posioná-lo de espera em relação ‡ quadra) e cada fator técnico teve uma dica de aprendizagem. Para a avaliá-lo da aprendizagem foram realizados o pré-teste antes do inÌcio das aulas, o pós-teste logo após o final das aulas e a retenção dez dias após o pós-teste. O tratamento estatÌstico foi realizado através dos testes n„o paramétricos Kruskal-Wallis para comparar a aprendizagem entre os grupos, Wilcoxon Matched Pairs Test para verificar a aprendizagem dentro dos grupos e a análise descritiva através da mediana e o desvio padr„o. Na compará-lo entre os grupos na retenção sÛ não houve signific‚ncia na empunhadura, portanto foram encontrados indÌcios da eficiÍncia das dicas de aprendizagem na maioria dos fatores técnicos, apesar de não terem sido encontradas diferenÁas na compará-lo„o direta entre os grupos com caracterÌsticas de desatenção. 

Endereço: http://hdl.handle.net/1884/11765

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