O Efeito de Um Programa Estruturado de Iniciação as Lutas Sobre as Capacidades Físicas, a Atenção Visual e o Desempenho Escolar em Crianças do Ensino Fundamental

Por: André dos Santos Costa, Harrison Vinícius Amaral da Silva, Tárcio Amancio do Nascimento e Tatiane Melo de Lima.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.41 - n.2 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Objetivo Verificar o efeito de um programa de iniciação as lutas (PIL) sob os aspectos psicobiológicos em crianças do ensino fundamental.Metodologia Estudo quase experimental, composto por 52 crianças divididas em dois grupos: controle (GC, n = 26, não participantes do PIL) e intervenção (GI, n = 26, participantes do PIL). O PIL foi baseado em jogos e brincadeiras de oposição com aspectos das lutas. Foram usados o programa TAVIS-4 (Avaliação da Atenção Visual), TDE (Teste de Desempenho Escolar) e a Proesp-BR (Avaliação das Capacidades Físicas).Resultados Foram observadas diferenças significativas nas capacidades físicas, atenção visual e desempenho escolar.Conclusão O PIL parece favorecer aspectos do desenvolvimento da criança.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-32892019000200176&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.