O Efeito do Estabelecimento de Metas Específicas no Desempe-nho e Comprometimento de Indivíduos Experientes no Lançamento do Basquetebol

Por: Alessandro Teodoro Bruzi, Fernando Garbeloto Santos, Leandro Ribeiro Palhares, Matheus Maia Pacheco e Natalia Fontes Alves Ambrósio.

Motricidade - v.11 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Este estudo investigou os efeitos da meta estabelecida no desempenho e aderência de indivíduos ex-perientes. Foram realizadas três fases: pré-teste, prática e pós-teste. Treze atletas universitários (24.3±4.8 anos de idade) foram divididos em dois grupos onde realizaram arremessos de três metros do basquetebol: G10% - no qual 10% do desempenho do pré-teste foram acrescidos para o estabele-cimento da meta, e G30%, no qual 30% foi acrescido para estabelecimento da meta. Após a última fa-se, os indivíduos responderam a um questionário de avaliação do comprometimento a meta. A expec-tativa era que o grupo com maior percentagem no estabelecimento da meta iria demonstrar piores re-sultados e menor comprometimento com a meta estabelecida devido a dificuldade imposta. As análi-ses mostraram que apesar da melhora significativa de ambos os grupos, os diferentes percentuais no estabelecimento de metas foram similares na mudança do desempenho. Entretanto, o acréscimo de 10% ao desempenho no pré teste permitiu maior comprometimento com a meta.
 

Endereço: http://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/3663/5298

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.