O Efeito do Treinamento Combinado Sobre a Percepção Subjetiva do Esforço e Sensação de Prazer/desprazer em Mulheres Obesas

Por: Lucio Follador, Ragami Chaves Alves, Sandro dos Santos Ferreira e Sergio Gregório da Silva.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.19 - n.6 - 2017

Send to Kindle


Resumo

As intensidades autosselecionadas observadas tanto na caminhada como no treinamento resistido em obesos são inferiores as recomendações do ACSM, (2011) as quais, promovem melhora na aptidão cardiorrespiratória e força muscular. A partir disso, surge a hipótese de combinar os exercícios, aeróbio e resistido em uma única sessão com o intuito de aumentar o volume de treinamento otimizando os ajustes fisiológicos tentando preservar baixos níveis de percepção subjetiva do esforço (PSE) e sensações prazerosas (SPD) observadas nessa intensidade. Desta maneira, o presente estudo teve três objetivos: 1) verificar ao longo de uma sessão de treinamento combinado a PSE e a SPD em mulheres obesas; 2) analisar se ocorrerá alteração na PSE e SPD entre os diferentes exercícios resistidos; 3) investigar se existe correlação entre a PSE e SPD. Participaram doze mulheres obesas não praticantes de exercício físico com idades de 39.2±11.1 anos e IMC: 33.6±1.2 kg.m-2 as quais, foram submetidas a uma sessão de treinamento combinado com duração total de 60 minutos. Ao longo da sessão foram reportadas a PSE e SPD. Para analisar os dados foi utilizado uma ANOVA de medidas repetidas seguido de um Post Hock de Bonferroni. Os resultados demonstram que o volume aumentado produziu baixos valores de PSE (~3) e sensações prazerosas (~3) ao longo da sessão. Não foi encontrado diferença significativa da PSE e SPD entre os exercícios resistidos e foi evidenciada uma relação negativa moderada significativa (r= -0.624; p= 0.001 com 95% IC: -0.710; -0.280) entre a PSE e SPD. Sendo assim, o treinamento combinado pode ser prescrito para mulheres obesas, pois, produz baixa percepção de esforço e sensações prazerosas.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2017v19n6p696

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.