Resumo

O estabelecimento de metas normalmente é dividido em duas formas quanto à sua especificidade: metas gerais (MG) e metas específicas (ME). A meta genérica implica o executante fazer o melhor possível; a meta específica envolve atingir uma meta bem definida ao final do programa. Contudo, o efeito dessa variável na aprendizagem de habilidades motoras ainda foi pouco investigado. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi investigar o efeito de diferentes metas na aprendizagem do arremesso do basquetebol. Os sujeitos foram 166 alunos da 5a série do ensino fundamental, que participavam regularmente de aulas de EF duas vezes por semana. Três grupos foram formados: MG, ME e grupo controle (GC), de acordo com a classe que estudavam. A tarefa consistiu de arremessar a uma distância de 2 metros em frente à cesta. Foi realizado um pré-teste que consistiu de 10 arremessos dessa distância. Após a realização do pré-teste, os sujeitos praticaram nas mesmas condições do teste nos 10 minutos iniciais da aula, durante 5 semanas. O grupo MG recebeu a instrução de fazer o melhor possível a cada tentativa. O grupo ME deveria atingir uma meta 20% superior ao número de cestas do pré-teste, e ao GC não foi fornecida meta. Uma semana após o final da fase de aquisição foi realizado o pós-teste. A ANOVA one way entre as diferenças do pré e pós-testes, não mostrou diferença significativa entre os grupos (p > 0,05). Isso parece indicar que o estabelecimento de metas não auxilia a aprendizagem quando em estágios iniciais.