O Efeito da Intensificação do Treinamento na Percepção de Esforço da Sessão e nas Fontes e Sintomas de Estresse em Jogadores Jovens de Basquetebol

Por: Alexandre Moreira.

Revista da Educação Física - UEM - v.21 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O estudo investigou as alterações das fontes e sintomas de estresse (questionário DALDA) e da percepção subjetiva da sessão (PSE) em jovens jogadores de basquetebol (20 masculinos e 15 femininos) submetidos a um treinamento intensificado (12 dias), em preparação para campeonatos internacionais. Caracterizaram-se duas etapas distintas de treinamento. Para a PSE o resultado do teste t revela não haver diferenças entre a 1a e 2a etapas para o masculino. No feminino, a primeira etapa foi mais intensiva do que a segunda (P < 0.05). Verificaram-se, para ambos os grupos, diferenças significantes entre a primeira e a segunda etapa, com diminuição dos conceitos "pior do que o normal" para a segunda etapa nos sintomas de estresse. Os resultados sugerem que a PSE e DALDA podem ser úteis no monitoramento de jovens jogadores de basquetebol, por apresentarem congruência em suas dinâmicas, especialmente entre as mulheres, refletindo possíveis reações aos estresses de diferentes naturezas.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/7623/6060

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.