O Efeito da Interferência Contextual na Aprendizagem Motora: Contribuições Científicas Após Três Décadas da Publicação do Primeiro Artigo

Por: Guilherme Menezes Lage, , João Vítor Fialho, Maicon Rodrigues Albuquerque e .

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.19 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

As pesquisas sobre o Efeito da Interferência Contextual foram impulsionadas pelo artigo seminal de Shea e Morgan. Desde então, a temática tem recebido considerável atenção de pesquisadores em diversas áreas. O objetivo desse trabalho é apresentar os principais achados dos últimos trinta anos de pesquisa sobre o tema. Um dos achados mais consistentes é o efeito positivo da prática com alta interferência contextual na melhoria da capacidade de parametrização do movimento. Recentemente, resultados de estudos têm mostrado que a inserção da prática com alta interferência contextual após a prática inicial de forma constante contribui para a aquisição de ambas as dimensões que compõem uma habilidade motora: a dimensão relativa e absoluta. Contudo, após trinta anos de publicação do primeiro estudo sobre o Efeito da Interferência Contextual ainda é cedo para assumir, que os achados podem ser diretamente aplicados na situação de ensino-aprendizagem. Sugestões para futuras pesquisas são apresentadas.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/1711

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.