O Efeito do Método de Ensino na Componente Tática do Jogo de Voleibol Reduzido

Por: D. Fusverki, J. Hoffmann, J. Silveira e .

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Verificar o efeito do método de ensino no desempenho da componente tática do jogo de voleibol 2x2.

Métodos e Resultados:
A amostra foi composta por 21 crianças, estudantes de uma escola municipal de Irati-PR, de ambos os sexos, com média de idade de 12,71 ± 0,93 anos, sem experiência na modalidade de voleibol. Os participantes foram divididos aleatoriamente em 2 grupos: método tradicional analítico e método TGFU. Foram realizadas 14 intervenções em cada grupo com base nas respectivas características de ensino-aprendizagem. Foram realizadas filmagens de jogos reduzidos 2x2 com 7 minutos de duração, antes e após intervenções e o tratamento dos dados foi realizado através do GPAI (Oslin, Mitchell e Griffin, 1998), adaptado para o voleibol (Mesquita et al.,2005). As variáveis de análise foram: tomada de decisão e  ajustamento no jogo. Os resultados demonstraram que ambos os métodos de ensino produziram efeitos positivos no desenvolvimento da tática quando comparados pré e pósintervenção. No entanto, quando comparados os resultados entre os grupos pósintervenção, o método do TGFU foi mais eficaz nas duas categorias de análise.

Conclusão:
O Teaching Games for Understanding (TGFU) é um método de ensino-aprendizagem que baseado na prática jogo, adaptando as características estruturais e funcionais da modalidade para maior aproveitamento do aprendiz, demonstrou ser mais eficaz que o método tradicional analítico, na componente tática do voleibol.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.