Resumo

Objetivo:
Verificar o efeito do método de ensino no desempenho da componente técnica do jogo de voleibol 2x2.

Métodos e Resultados:
Diferentes metodologias são discutidas para o ensino do jogos esportivos coletivos, onde se questiona qual os efeitos dos métodos utilizados nos componentes técnicos e táticos. A amostra foi composta por 21 crianças, estudantes de uma escola municipal de Irati-PR, de ambos os sexos, com média de idade de 12,71 ± 0,93 anos, sem experiência na modalidade de voleibol. Os participantes foram divididos aleatoriamente em 2 grupos: método tradicional analítico e método TGFU. Foram realizadas 14 intervenções em cada grupo com base nas respectivas características de ensino-aprendizagem. Foram realizadas filmagens de jogos reduzidos 2x2 com 7 minutos de duração, antes e após intervenções e o tratamento dos dados foi realizado através do GPAI (Oslin, Mitchell e Griffin, 1998), adaptado para o voleibol (Mesquita et al.,2005). As variáveis de análise foram: eficácia da ação e execução da habilidade. Os resultados do estudo apontam que o grupo que recebeu intervenções do método TGFU, apresentou melhora evidente na eficácia de ação e pouca na execução da habilidade, e o grupo que recebeu intervenções do método tradicional analítico obteve melhora evidente na categoria execução da habilidade e pouca melhora na eficácia da ação.

Conclusão:
Quando se trata do ensino da técnica de movimentos, ambos os métodos melhoraram a componente técnica, mas o método tradicional analítico se mostrou mais eficiente para execução de habilidades pois o ensino é focado em exercícios isolados, e o método TGFU mais eficiente na eficácia de ação pois é baseado na prática jogo, adaptando as características estruturais e funcionais da modalidade.