O Efeito da Prática Regular de Exercícios Físicos no Estilo de Vida e Desempenho Motor de Crianças e Adolescentes Asmáticos

Por: Andressa Ribeiro Contreira, Danielle Ledur Antes, Juliana Izabel Katzer, Mirela Pereira da Silva, Sara Teresinha Corazza Kroth e Sarita Nascimento de Salles.

Pensar a Prática - v.13 - n.1 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetivou verificar os efeitos de um programa de ginástica respiratória e natação no estilo de vida e desempenho motor de crianças e adolescentes asmáticos. Participaram do estudo 13 indivíduos com idade média de 11,09 ± 2,24 anos, de ambos os sexos. Para avaliação do estilo de vida utilizou-se um questionário, para verificação do comportamento do fluxo expiratório utilizou-se um expirômetro e para análise do desempenho motor a Bateria de Testes de Bruininski & Ozerestsky. Os resultados revelaram melhoras nos elementos do estilo de vida, conforme a percepção dos responsáveis e discreta melhora do fluxo expiratório após o programa.  Quanto ao desempenho motor não houve diferença estatisticamente significativa após o programa.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/7331/6680

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.