Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar o valor dos treinamentos, Mental, Físico e Físico-Mental, para o aperfeiçoamento do Tiro de Sete Metros do Handebol com alunos do Primeiro Grau. Comparou-se os três treinamentos entre si para verificar qual o mais eficiente e investigou-se a possibilidade de uma diferença no efeito produzido por cada treinamento em relação à variável sexo. A população abrangida por este trabalho foi composta por alunos do I Grau de escolas da rede de ensino municipal de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. A amostra utilizada foi aleatória, com 93 sujeitos, sendo 45 do sexo masculino e 48 do sexo feminino. A faixa de idade foi de 7 a 13 anos e os alunos não possuíam iniciação no desporto em estudo. Como instrumento de medida foi utilizado o arremesso de Sete Metros, efetuado numa baliza dividida em quinze partes, com pontuações que variavam de zero a um ponto. Para testar as hipóteses foi utilizado o teste "t" de Student. O estudo tornou possível verificar que alunos de I Grau, submetidos a treinamento (Físico, Mental, ou Físico-Mental) apresentam um aumento significativo no seu desempenho no Tiro de Sete Metros do Handebol, a nível de 0,05. A comparação dos treinamentos ente si, para verificar qual o mais eficiente, não apontou diferenças significativas. Através desse estudo foi passível, ainda, observar que a variável sexo parece não determinar diferenças significativas no desempenho de alunos que utilizam qualquer um dos três treinamentos investigados. São sugeridos novas pesquisas para: a. verificar a validade desse estudo para outro tipo de população e para outras modalidades desportivas; b. descobrir novas combinações das técnicas de treinamento com o Treinamento Mental para o aperfeiçoamento motor; c. minimizar os problemas metodológicos que ainda persistem quanto ao Treinamento Mental.

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