Resumo

O objetivo desta investigação foi o de estudar a influência da distribuição semanal da prática sobre a aprendizagem de quatro diferentes habilidades em basquetebol. Vinte e quatro crianças do sexo masculino (com idades que variavam de 10 a 12 anos) da Eacola de 1. Grau São Francisco de Assis*, de Porto Alegre, foram submetidos a uma, duas ou três sessões semanais de aprendizagem, durante seis semanas. Os sujeitos foram emparelhados cm blocos de indivíduos, de acordo com sua habihdade cm cada tarefa e designados aleatoriamente a ires grupos, de acordo cum o planejamento RBD (Randomiied Block Design) descrito por Rodrigues (1976), O número final de tentativas em cada exercício e o número total de horas dispendidas na aprendizagem, foram iguais para iodos os sujeitos, independente do grupo experimental a que focam designados.. As habilidades investigadas foram os ires itens do "Teste de Johnson para Basquetebol"' e o item de velocidade dc passe do Teste de Knoir. Para análise estatística dos dados foi utituado o "Teste de Friedman para k Amostras Correlacionadas'. Os resultados indicaram não haver diferenças significativas entre três grupos experimentais. 

Acessar