O Efeito de Um Programa de Atividade Física de Longa Duração Sobre a Resistência Aeróbia de Idosos Depressivos e Não Depressivos

Por: Alessandra Paiva de Castro, Edison Duarte, e Vanessa Helena Santana Dalla Déa.

Pensar a Prática - v.13 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste trabalho foi de analisar o comportamento da capacidade aeróbia de idosos depressivos e não depressivos participantes de um programa de atividade física. Participaram do estudo 64 idosos (68,52 ±8,20 de idade), sendo 48 mulheres (22 depressivas e 26 não depressivas), e 16 homens (quatro depressivos e 12 não depressivos). A avaliação indireta da capacidade aeróbia foi feita com oRockpot Walking Test em quatro momentos ao longo de um ano. Os resultados mostraram que não houve diferença da capacidade aeróbia entre as quatro avaliações. Considerando que existe uma tendência natural de declínio da capacidade aeróbia no idoso, concluí-se que o programa agiu positivamente mantendo os escores estabilizados, mesmo no grupo de idosos depressivos.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/14971/9334

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.