O Efeito de Uma Estratégia de Atenção na Aprendizagem do Salto em Distância

Por: C. R. C. Candido, E. Xavier Filho, I. Marques e J. Medina-papst.

Motricidade - v.6 - n.4 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse estudo foi verificar o efeito de uma estratégia de atenção na aprendizagem do salto em distância. A amostra foi constituída por 55 escolares, com idade de 11 a 12 anos. Foram conduzidas quatro avaliações: pré-teste, pós-teste 1, pós-teste 2 e retenção. Após o pós-teste 1 as crianças foram divididas em grupo com dicas (GCD), que recebeu a informação visual (alvo fixado na parede) e sem dicas de aprendizagem (GSC), que não recebeu essa informação. Para verificar o efeito da prática com o uso das dicas aplicou-se os testes Anova two-way e o post hoc de Tukey (HSD) (p < .05). Os resultados demonstraram uma melhora significativa no desempenho para ambos os grupos, no entanto, não foi identificado o efeito da dica de aprendizagem no salto em distância. Conclui-se, portanto, que, embora tenha havido melhora no desempenho, o uso dessa dica de aprendizagem não foi específica o suficiente a fim de direcionar a atenção das crianças ou o tempo de prática foi insuficiente para que essa informação se tornasse relevante.

Endereço: http://www.revistamotricidade.com/arquivo/2010_vol6_n4/v6n4a02.pdf

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.