Resumo

Objetivos: Verificar os efeitos do uso das palmilhas na redução de lesões e na intensidade de dorem jogadores amadores de futebol.
Amostra: A amostra foi constituída por 18 atletas amadores do Clube Desportivo de Odiáxere, Portugal, sendo dividida em 2 grupos:grupo controlo (GC) e grupo que utilizou as palmilhas (GP).
Métodos: Os instrumentos de medida envolveram um Questionário com perguntas sobre as características sóciodemográficas da população e o Índice de Incapacidade Oswestry para Lombalgia, sendo ambos aplicados antes da utilização das palmilhas e após 4 meses de treino.
Resultados: Um total de 77,8% dos atletas do GC e do GP revelaram algum tipo de desconforto no 1º momento de avaliação e após o período de estudo, 66,7% dos atletas do GC e 44,4% do GP referiram a presença de desconforto (p>0,05).Quanto à intensidade da dor nos atletas do GP verificou-se que as distribuições dos valores da intensidade variaram, evidenciando significância estatística nos 2 momentos (p<0,05); no GC não foi observado nenhuma significância estatística. Após o período do estudo, 77,8% dos atletas do GP referiram que a mesma lhes trouxe algum tipo de benefício e 77,8% revelaram que as palmilhas promoveram conforto.
Conclusões: O uso de palmilhas pode auxiliar na redução da intensidade da dor em atletas amadores de futebol e promover um maior conforto durante a prática da modalidade.
 

Acessar Arquivo