O Ensinar e o Aprender na Concepção Crítico-emancipatória

Por: Bruno Nascimento de Siqueira e Francisco Emilio de Medeiros.

Kinesis - v.36 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Discute o ensinar e o aprender na concepção Crítico-Emancipatória. Tem como objetivo apresentar e interpretar esse par dialético nos primeiros livros do professor Elenor Kunz: "Educação Física: Ensino & Mudanças (1991)" e "Transformação Didático-Pedagógica do Esporte (1994)". Pesquisa teórica apoia-se em elementos metodológicos inerentes à análise temática tratada por Minayo (2008). Conclui que os conteúdos da Educação Física devem ser abordados de forma ampla pela problematização; que o se-movimentar conduz a uma aprendizagem de um “mundo de significados motores”; e que o ensinar e o aprender na concepção implica numa formação na Educação Física que desenvolva sujeitos livres e emancipados.

Endereço: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/31724

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.