O Ensino-aprendizagem da Natação Baseado nas Classes de Movimento e na Variabilidade de Prática

Por: Sara Teresinha Corazza Kroth.

Kinesis - n.23 - 2000

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Resumo

Pesquisadores e estudiosos do movimento humano preocupam-se em estudar e estruturar novas formas de ensinar gestos motores, inovando o processo pedagógico, em busca da facilitação ou melhoria no ato de aprender. Este estudo tem a pretensão de aprofundar certas questões de cunho teórico para servir de sustentação aos procedimentos empíricos tão presentes nas aulas de nossos professores de Educação Física. Para isso fez-se um revisão da Teoria do Esquema criada em 1975 por Richard Schmidt e um estudo detalhado do que chamaríamos de classes de movimento, segundo a Teoria já citada, considerando a técnica dos nados crawl, costas, peito e borboleta. Aliamos , portanto questões de cunho teórico e prático na evidência de uma nova proposta de ensino-aprendizagem em Natação baseado na variabilidade das condições de prática.

Endereço: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis/article/view/8063

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