Resumo

Objetivos:
Este resumo tem como objetivo demonstrar as possibilidades de construção dos implementos utilizados no ensino do Atletismo a partir de objetos alternativos.

Métodos e resultados:
O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa. Vinte acadêmicos do curso de Educação Física ocuparam-se de objetos alternativos, como cano, jornal e papelão, com a intenção de realizar a montagem de dardos e discos, os quais possuem elevada importância no atletismo por serem implementos utilizados na sua prática. Cano, papelão, fita adesiva e jornal foram os objetos utilizados para a montagem do disco. Com uma meia, uma sacola e areia foi possível construir o peso. Utilizando jornal e fita adesiva criou-se o dardo. Para a construção do martelo empregou-se os seguintes materiais: um pedaço de cano, sacolas, areia e cola. Em poucas horas as montagens foram finalizadas. Desse modo, cada acadêmico obteve um disco, um peso, um martelo e um dardo, implementos construídos por meio de objetos alternativos.

Conclusão:
Tendo em vista que no âmbito escolar o acesso aos implementos oficiais utilizados na prática do Atletismo é de extrema dificuldade, os acadêmicos construíram, a partir de objetos mais acessíveis, os implementos para serem utilizados na prática do Atletismo escolar. Logo, estas construções nos levam a considerar uma oportunidade a mais para a aplicação do Atletismo na escola, corroborando para uma ampliação de conhecimento entre professor e aluno.