O Ensino da Capoeira nos Anos Iniciais na Educação Física Escolar

Por: Amanda Mello Andrade Araújo, Guilherme Moura Miranda Filmiano e Luciana Pedrosa Marcassa.

Cadernos de Formação RBCE - v.4 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Esse trabalho consiste no relato da experiência de supervisão e prática pedagógica no estágio obrigatório do curso de licenciatura em Educação Física. A intervenção pedagógica, desenvolvida numa turma de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola Municipal de Florianópolis, teve como conteúdo a Capoeira, ministradas em um total de quatorze aulas. A proposta pedagógica em questão se sustentou sobre a concepção crítico--superadora elaborada pelo Coletivo de Autores (1992). Embora a riqueza desse conteúdo por si só lhe con?ra inegável potencial pedagógico, tratá-la enquanto proposta pedagógica se faz legítimo quando fazemos referência à medida a?rmativa que, sob respaldo da Lei nº 10.639/2003, tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas públicas.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/cadernos/article/view/1975

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.