O Ensino da Capoeira na Educação Física Escolar: Blog Como Apoio Pedagógico

Por: Luciana Maria Fernandes Silva.

182 páginas. 2012 29/11/2012

Send to Kindle


Resumo

Considerada como relevante prática corporal brasileira, a capoeira ainda não se faz presente, de forma satisfatória, no âmbito escolar. Sendo a internet, atualmente, uma significativa fonte de informação, é necessário preocupar-se com a construção de endereços eletrônicos informacionais que sejam resultados de pesquisas científicas que as fomentem. Neste sentido, este estudo tem como objetivo principal identificar junto a professores e a alunos em processo de formação em Educação Física, com e sem experiência em capoeira, quais conhecimentos são necessários em sua prática pedagógica para inseri-la como conteúdo da Educação Física Escolar e, a partir destes conhecimentos, selecionar os mais pertinentes para elaboração de um blog que atenda a esta demanda. Utiliza como metodologia os procedimentos da abordagem qualitativa, destacando-se a realização da coleta de dados com a aplicação de dois Grupos Focais e a Análise de Conteúdo, utilizada para a categorização, descrição e análise das informações coletadas. Organiza e seleciona os resultados e as discussões referentes à análise de conteúdo de cada categoria e respectivas subcategorias, que surgiram a partir dos indicadores do discurso dos participantes, manifestados nos grupos focais. Como resultado apresenta a descrição dos conteúdos no blog “Educação Física Escolar e Capoeira: aula possível”, disponível no endereço eletrônico http//www.educacaofisicaescolar ecapoeira.blogspot.com, como contribuição para que a capoeira possa ser utilizada como conteúdo nas aulas de Educação Física Escolar.

Endereço: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/99065

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.