Resumo

INTRODUÇÃO

O presente artigo visa expor vivências de dança voltadas ao público deficiente durante uma aula da disciplina de Dança na formação de alunos do curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Ceará. Segundo Miranda e Ehrenberg (2017), a dança proporciona a capacidade de contemplar e experimentar a expressão de sentidos, pois o dançar não se trata de traduções e significados, mas sim da vivência e do sentir. Como dito por Ferreiral, Villela e Carvalho (2010), esta prática é um instrumento pedagógico que promove a construção de um indivíduo mais consciente sobre sua corporeidade e a daqueles ao seu redor, contribuindo para a formação de um sujeito singular. Diante disso, é possível buscar uma perspectiva inclusiva da dança no meio acadêmico com a presença de alunos portadores de deficiências, pois como foi citado por Oliveira e Cazé (2008), os deficientes necessitam de espaço na atual sociedade onde vivem e não de compaixão. Dessa forma, o objetivo do estudo é expor atividades voltadas para o conteúdo da dança adaptada, podendo estar presente no âmbito escolar e dentro da universidade para a capacitação de profissionais da Licenciatura e Bacharelado, não se restringindo só a Educação Física, mas abrangendo todas as áreas da saúde e pedagogia que devem lidar com esse público específico.

Arquivo