O Ensino da História do Atletismo em Aulas de Educação Física com Auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação: Sobre a Produção de Um Banco de Dados Digital

Por: Bruna Feitosa de Oliveira, Denis R. Del Conte e .

XIV Congresso de História do Esporte, do Lazer e da Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

No atletismo, é notória a quantidade de livros e materiais de consulta destinados à execução técnica dos movimentos sem que haja uma maior preocupação com outros conteúdos passíveis de serem ensinados em aulas de Educação Física, a exemplo da história desta modalidade esportiva (FAGANELLO, 2008; MATTHIESEN, 2014). Portanto, como bem observaram Matthiesen, Ginciene e Freitas (2012), há uma carência enorme de referências desta natureza, fato que reforça a necessidade de produção de materiais didáticos capazes de subsidiar o trabalho docente, como apontado por Justino e Rodrigues (2007). Contribuindo com essa temática, notou-se que as Tecnologias da Informação e Comunicação podem ser bastante úteis à produção de materiais didáticos voltados a esse fim, tendo especial destaque os vídeos disponibilizados na internet, especialmente, no Youtube. Não por outro motivo, esse trabalho teve como objetivo investigar, com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação, a história do atletismo produzindo um material didático digital com base em vídeos do YouTube, disponibilizado em um blog, visando subsidiar o trabalho do professor em aulas de Educação Física na escola.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-xiv-chelef

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.