O Ensino da Dança-educação na Educação Física Escolar: Ressignifcando o Saber Docente

Por: Samara Queiroz do Nascimento Florêncio.

2011 00/00/0000

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Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar o processo de ressignificação do saber docente por meio da proposta dança-educação (NANNI, 2002) na Educação Física Escolar no Ensino Fundamental. O estudo se baseia em uma abordagem qualitativa, do tipo Pesquisa Colaborativa. Os sujeitos participantes são 3 professoras de Educação Física, integrantes do Programa de Formação Continuada oferecido pela Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de João Pessoa, que foram acompanhadas no cotidiano escolar. Utilizaram-se seis técnicas de coleta de informação: narrativa de formação; 6 seminários temáticos; 4 grupos focais; 10 Laboratórios; 11 Auto- reflexões; 3 vídeos etnográficos; sessão reflexiva coletiva. Para análise e interpretação dos 19 textos produzidos pelas professoras colaboradoras, tomaram- se os caminhos identificados da hermenêutica (RICOEUR,1978). Dos resultados destaca-se: os saberes pessoais como aqueles que mais influenciaram na constituição do ser professora das professoras colaboradoras; a ressignificação dos saberes escolares foi possibilitada às professoras por meio do modelo de pesquisa colaborativa; a tomada de consciência da conexão dos saberes curriculares com os saberes experienciais foi possível devido o ato reflexivo contínuo; a proposta Dança- Educação possui limitações do ponto de vista avaliativo e dos objetivos educacionais, contudo contribui para se viabilizar um ensino da dança na Educação Física Escolar no Ensino Fundamental, em termos de conteúdos propostos, especificamente consciência corporal e variabilidade de movimentos, e no método de ensino dos laboratórios. Por fim, aponta-se que este método colaborativo de pesquisa contribui na formação continuada de professores, para ressignificar suas intervenções docentes, e na transformação da realidade educacional.

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