O Ensino da Dança na Escola Pública do Rio de Janeiro.

Por: Cristina Ribeiro Gonçalves Pereira.

179 páginas. 1995 20/07/1995

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Resumo

Para compreender como se realiza o ensino da Dança na Rede Pública do Município do Rio de Janeiro, seus fundamentos, objetivos e reais condições de trabalho, priorizou-se a investigação do cotidiano escolar. Esse estudo caracteriza-se como exploratório na medida em que procura esclarecer o que os professores de Educação Física da rede Pública pensam a respeito do ensino da Dança realizado nas escolas. As informações foram obtidas através dos depoimentos registrados em um questionário que reunia tanto perguntas objetivas quanto perguntas que exigiam a exposição da opinião pessoal do professor. As questões objetivas receberam um tratamento estatístico percentual para destacar os elementos quantitativos mais indicados nas opções oferecidas. Para melhor compreender os relatos e depoimentos apresentados, que no fundo esclarecem e reforçam os resultados quantitativos, recorreu-se ao suporte metodológico da análise de conteúdo temático-categorial. Além das conclusões objetivas a que se chegou, vale acrescentar que, mais urgente que o estudo sobre o ensino da Dança (o como, o por que, o para que, o com quem e o para quem), é a sua realização concreta na Escola Pública. Um dos indicativos desta urgência foi o índice encontrado de somente 22% de professores de Educação Física que incluem em seu programa anual a Dança, como uma de suas atividades. Além disso, cabe destacar que esse reduzido grupo é composto quase que exclusivamente de professoras e que, em sua maioria, trabalham com grupos reduzidos e exclusivamente femininos. As conclusões finais foram as seguintes: ,a) Quanto à questão que indaga sobre quais seriam as finalidades, objetivos e metodologias do ensino da Dança na Escola Pública, conclui-se que, o auto-conhecimento, o ritmo e a coordenação motora são os principais objetivos a serem atingidos através do método de demonstração e tendo como forma de avaliação a participação do aluno em eventos integrados ao calendário escolar. b) Quanto à questão que indaga sobre a posição, condições e limites do ensino da Dança na Escola Pública, conclui-se que os professores em sua maioria são provenientes de Universidades Públicas de reconhecida qualificação; que ingressaram no magistério nos anos 70 e que atualmente trabalham com um número aproximado de 200 alunos; que reconhecem uma relativa autonomia quanto as tomadas de decisões pedagógicas além de contarem com um certo apoio da Direção da escola na realização de eventos. Por outro lado, destaca-se as precárias condições físicas, materiais e de ordem econômica, o que limita e compromete a qualidade de ensino. Registra-se, ainda, que a maioria dos professores nunca ensino Dança na Escola Pública, argumentando que tal decisão se baseia numa questão de interesse pessoal. c) Quanto à questão que indaga sobre a qualificação e a prática profissional dos professores, conclui-se que a maioria cursou especialização, principalmente na área desportiva, sendo que, os que ensinam Dança na Escola Pública, classificam o curso de Dança, tanto da Graduação quanto o da Pós-Graduação, como bom, adequado mas insuficiente quanto à realidade da Escola Pública. d) Quanto à questão que relaciona as finalidades, objetivos e metodologia às Tendências e Correntes da Educação brasileira, conclui-se que as finalidades, objetivos e método correspondem à Tendência Humanista Tradicional enquanto que a avaliação mais relacionada corresponde à Tendência Tecnicista de Educação. Especificamente com relação à Educação Física, a tendência Psico-pedagógica de matriz neopositivista, encontra-se mais fortemente enfatizada. e) Quanto à questão que solicita ao professor sugestões para que a Dança venha contribuir para a melhoria do ensino no contexto da Educação Pública, conclui-se que, além da troca de experiências através de eventos, tanto os realizados internamente quanto os que envolvam diversas escolas, eles sugerem uma ampla discussão, com a participação dos diversos seguimentos institucionais, com a finalidade de transpor coletivamente os problemas e dificuldades encontradas.

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