O Ensino da Dança na Escola: Técnica ou Criatividade?

Por: Maria Inês Galvão Souza.

Cadernos de Formação RBCE - v.2 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Esse artigo tem por objetivo discutir os desafios que se apresentam para o trato do conteúdo Dança em processos educacionais tendo em conta o debate sobre o papel e a importância da técnica e da criatividade, duas dimensões que, não poucas vezes, de forma equivocada, são consideradas como diametrais e/ou excludentes. O intuito é melhor compreender como os processos de ensino podem contribuir para o alcance de um dos objetivos compartilhados pelos campos da arte e da educação: a transformação do sujeito. Se por um lado, o domínio da técnica pode ser entendido como simples repetição mecânica de exercícios físicos, por outro lado, a espontaneidade também pode ser trabalhada sem parâmetros estruturantes da conscientização e do domínio corporal. A proposta é que essas duas facetas tão importantes devem ser trabalhadas de forma equilibrada no processo educacional, de modo a exponenciar as possíveis contribuições da Dança para o público-alvo envolvido.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/cadernos/article/view/1206

Ver Arquivo (PDF)

Tags: , ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.